Voluntariado

VOLUNTARIADO
O convite para participar do projeto de voluntariado veio do Ministério Together, uma ONG que realiza viagens missionárias em diversos países. Foi a primeira experiência que tive como voluntária e fiquei apaixonada. Nossa missão era a visitação às escolas e às famílias, a formação de professores e apoio às mulheres mulçumanas com a confecção de produtos artesanais.
Neste período a família do Paulo e Mirian Santos, brasileiros residentes em Bamako, nos recebeu em todos anos.

O processo de Formação dos Professores em Bamako Mali

O Projeto de Formação de Professores do Mali compreendeu o período de 2015-2017 em parceria com a Together. Em 2019, retornei ao Mali, juntamente com o Zenrique, meu esposo, que é professor de Geografia e História, que contribuiu com novos olhares para este continente. Leia mais sobre como se deu este processo de formação.

Aula aberta: imersão na cultura africana

A melhor forma para se aprender a cultura de um povo é andar e conversar com as pessoas sobre os costumes locais. Assim fizemos durante as viagem ao Mali. Além da capital Bamako visitamos as aldeias vizinhas. Almoçamos juntos e descobrimos como é rica a maneira como os africanos realizam suas refeições. Algo tão simples e tão expressivo.
Andamos por algumas escolas neste período e foi possível perceber a carência nas áreas educacional e social.
São muitos detalhese compartilho aqui um pouco desta imersão cultural.