Confeccionando pulseirinhas com as crianças para estreitar a amizade.

A primeira viagem ao Mali foi em 2015. Procurei mapear as ações necessárias a formação dos professores e compreender a cultura local, que conhecia apenas por meio das leituras e acessos a internet. Muitas descobertas e partilhas.

Contação da história Cabelo de Lelê, da autora Valéria Belém.
Ed. Companhia Nacional

Em 2016, o planejamento contemplou a contação de história e oficina sobre a temática do cabelo procurando fazer uma conexão com os diversos olhares sobre o tema no Brasil e no Mali. Propostas relacionadas ao currículo do Mali foram abordadas investindo na formação dos professores e suas especificidades e características da cultura. Mais partilhas e trocas …

Entrega do livro para a professora Alimatá

Já em 2017 aconteceu a entrega dos livros para os participantes e o momento de estabelecer cinco princípios para a formação: importância do registro, contação de histórias, os jogos na sala de aula, o planejamento das ações e elementos para a sala de aula.

Formação -2019

A entrega das pastas de jogos pedagógicos “A pequena Alimatá” aconteceu em 2019 para uma turma de 40 professores participantes da formação. Tempo de partilha sobre a percepção dos amigos africanos a respeito da forma como o jogo foi pensado. Neste encontro resgatei os cinco princípios e ouvi as demandas do grupo.